Ensino Superior

Quase 13 700 vagas livres para ocupar na segunda fase

Quase 13 700 vagas livres para ocupar na segunda fase

Concurso de acesso decorre até esta sexta-feira e os resultados são divulgados na próxima quinta-feira. Ainda há lugares nos cursos de Medicina ou Engenharia Aeroespacial.

A Direção-geral do Ensino Superior publicou as vagas adicionais disponíveis para a segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que termina esta sexta-feira.

Às cerca de 6400 vagas disponibilizadas há cerca de uma semana foram adicionadas mais 7000, resultantes de lugares que ficaram por preencher por falta de inscrição dos colocados na primeira fase, incluindo as reservadas para alunos internacionais, bem como vagas adicionais entretanto disponibilizadas pelas instituições de ensino superior. Dos mais de 13 mil lugares livres ontem anunciados pela Direcção-Geral, 2750 destinam-se a estudantes internacionais.

Assim, as 13 697 vagas desta segunda fase conseguem incluir lugares mesmo nos cursos com médias mais elevadas, como Medicina (sete) ou Engenharia Aeroespacial (seis), dois cursos que ficaram preenchidos na primeira fase.

Na Universidade Nova de Lisboa, por exemplo, foram colocados 233 estudantes em Medicina na primeira fase do concurso, mas quatro optaram por não se inscrever, o que libertou essas vagas para a segunda fase.

Esta universidade é mesmo a que tem mais lugares disponíveis para o curso de Medicina (quatro), seguida da Universidade do Porto, que tem duas, e da Universidade de Coimbra, com uma. As seis vagas de Engenharia Aeroespacial disponíveis são todas do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Em comparação com o ano passado, há mais cerca de 2000 vagas na segunda fase, no total dos cursos. Perante a lista atualizada de vagas, o Ministério do Ensino Superior deu até esta sexta-feira para os estudantes fazerem nova candidatura ou alterarem a que já tinham apresentado.

PUB

Na primeira fase foram colocados quase 50 mil estudantes, mas 14 500 ficaram de fora. Os resultados da segunda fase são conhecidos a 14 de outubro. No ano passado, esta fase contou com mais de 20 mil candidaturas, um dos números mais altos de sempre, mas apenas metade dos alunos conseguiu entrar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG