Covid-19

Quase 200 mil vacinados no fim de semana

Quase 200 mil vacinados no fim de semana

Este domingo foram administradas 61600 vacinas contra a covid-19 em Portugal. A "task force" estima que este fim de semana se atinja as 200 mil inoculações.

De acordo com dados provisórios, até às 18 horas de hoje tinham sido administradas cerca de 191 mil vacinas, "estimando-se que se possa alcançar as 200 mil inoculações", revelou a "task force" que coordena o processo de vacinação. Ontem, recorde-se, bateu-se um recorde diário ao serem administradas mais de 129 mil vacinas.

Este fim de semana decorreu a administração da segunda dose da vacina da Pfizer aos professores, funcionários e trabalhadores de respostas sociais que tinham sido vacinados a 17 e 18 de abril. Ontem foram dadas 106700 vacinas, hoje até às 18 horas mais 53500. Estava prevista, recorde-se, a inoculação de cerca de 165 mil profissionais.

Os cerca de 60 mil professores e funcionários do 1.º ciclo e Pré-Escolar vacinados no fim de semana de 27 e 28 de março ainda não receberam a segunda dose, pois a vacina da AstraZeneca prevê um intervalo maior para a administração da segunda dose.

A 30 de abril, o almirante Gouveia e Melo previu que cerca de 45 mil profissionais das escolas ainda não tinhamm sido convocados. O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, estima que em muitos agrupamentos ainda faltem vacinar cerca de 20% dos professores e funcionários. Um processo que "está em curso, estimando-se que continue a decorrer nas próximas semanas", assegura fonte da "task force" ao JN.

A partir dos 55 anos já pode fazer o autoagendamento da vacinação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG