Nacional

Quase metade dos jovens fuma diariamente

Quase metade dos jovens fuma diariamente

O tabaco ganha em frequência de consumo entre os jovens de 18 anos em Portugal. É a substância psicoativa mais consumida regularmente. Perto de metade dos consumidores (47%) fuma diariamente.

Apesar de o álcool ter maior prevalência, tanto ao longo da vida, como no consumo recente (12 meses) e atual (últimos 30 dias), é o tabaco que mais marca maior presença nas rotinas dos portugueses que completaram 18 anos em 2015.

Este estudo, apresentado esta quinta-feira pelo Serviço de Intervenção em Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), tem a particularidade de se ter concentrado nos jovens convocados para o Dia da Defesa Nacional, um todo de 70646 pessoas, tendo sido possível proceder à caracterização sociodemográfica de mais de 31 mil destes.

Os indicadores recolhidos estão em linha com as conclusões de estudos recentes sobre a população juvenil, sendo o álcool a substância mais consumida, com uma prevalência ao longo da vida de 88%, um consumo recente de 83% e atual de 65%; seguindo-se o tabaco, com 62%, 52% e 43%, referente este valor ao último mês.

Nas drogas ilícitas, a "cannabis" é a substância mais consumida, ainda que 4% afirmem que já experimentaram outro tipo de droga.

A caracterização a nível regional permite ainda perceber que é no Alentejo que os jovens bebem mais álcool e fumam mais tabaco, que as substâncias ilícitas são mais consumidas no Algarve e os tranquilizantes e sedativos sem prescrição médica um recurso utilizado em demasia nos Açores.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG