Covid-19

Quem tomou 1.ª dose da AstraZeneca até 25 de abril pode tomar 2.ª até domingo

Quem tomou 1.ª dose da AstraZeneca até 25 de abril pode tomar 2.ª até domingo

As pessoas que foram vacinadas com a primeira ​​​​​​​dose da AstraZeneca até 25 de abril devem dirigir-se até domingo ao mesmo centro de vacinação para receber a segunda dose, informou fonte da 'task-force' do plano de vacinação.

Esta informação surge após ter sido reduzido de 12 para oito semanas o intervalo entre as doses na vacina da AstraZeneca.

Segundo a fonte, na Área Metropolitana de Lisboa (AML) o funcionamento dos centros de vacinação para a toma da segunda dose da AstraZeneca é, globalmente, das 17 às 21 horas (alguns podem encerrar às 20 horas) e, na Área Metropolitana do Porto (AMP), das 17 às 20 horas.

Contudo, explica a 'task force', há alguns centros na AMP que poderão igualmente funcionar até às 21 horas, pelo que se aconselha a consulta de horários na página da Administração Regional de Saúde do Norte.

Para os restantes centros de vacinação no país, os utentes devem consultar o respetivo horário localmente.

Na próxima semana (de 5 a 11 de julho) serão os utentes que foram vacinados com a primeira dose entre 26 de abril e 16 de maio que se devem dirigir ao centro de vacinação, enquanto quem recebeu a primeira dose entre 17 e 23 de maio deve tomar a segunda após 12 de julho.

Questionada pela Lusa, a mesma fonte afirmou que as duas doses das diversas vacinas devem ser administradas no mesmo centro de vacinação e que não está prevista a possibilidade de, em período de férias, as pessoas poderem levar a segunda dose em local diferente.

PUB

De acordo com o mais recente relatório semanal da vacinação covid-19, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), mais de metade da população portuguesa (53%) já foi vacinada com pelo menos uma dose, o que equivale a mais de 5,3 milhões de pessoas.

Segundo o documento, 5.335.683 pessoas já receberam pelo menos uma dose e 3.295.132 têm a vacinação completa, o que representa 32% da população.

Desde o início do plano de vacinação contra a covid-19, a 27 de dezembro de 2020, Portugal já recebeu mais de 9,5 milhões de vacinas, com 8,3 milhões já distribuídas pelos postos de vacinação do território continental e pelas duas regiões autónomas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG