Nacional

Reunião extraordinária irá aprovar estratégia para as contas públicas

Reunião extraordinária irá aprovar estratégia para as contas públicas

O Governo vai aprovar, esta terça-feira, em Conselho de Ministros extraordinário, o documento que resulta do acordo com a 'troika' e define a estratégia e as metas para a economia e para as contas públicas nos próximos anos.

A reunião dos ministros, que começa às 17.00 horas, servirá para aprovar um documento cuja existência faz parte do acordo de assistência financeira acordado com o Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia, e que tinha, de acordo com o calendário definido, de ser aprovado ainda este mês.

O documento será, assim, aprovado ainda antes de Pedro Passos Coelho se encontrar com os líderes dos governos de Espanha, França e Alemanha, a partir de quarta-feira, o que permitirá ao primeiro-ministro levar 'na bagagem' as mais recentes previsões relativas ao andamento da economia para os próximos anos.

A possibilidade de criar um imposto especial sobre os mais ricos deverá ser levantada durante a discussão do documento de estratégia orçamental, disse à Lusa fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro na quinta-feira passada.