Debate

Rui Rio critica Governo por querer aumentar salário mínimo

Rui Rio critica Governo por querer aumentar salário mínimo

O líder do PSD criticou esta quarta-feira, no Parlamento, o facto de o Governo se preparar para aumentar o salário mínimo em 2021. Rui Rio perguntou se António Costa quer "fomentar o desemprego" e equiparou a decisão do primeiro-ministro a uma medida semelhante tomada por José Sócrates.

"Qual o objetivo do Governo em aumentar o SMN? Fomentar mais o desemprego? Aumentar as falências? Agravar os custos das empresas?", questionou Rio. "Faz-me lembrar quando o Governo PS do engenheiro Sócrates aumentou os funcionários públicos em 2,9% sem condições para o fazer e, em seguida, teve de cortar esses salários".

Costa revelou-se "completamente perplexo" e respondeu na mesma moeda, comparando Rio com Passos Coelho: "Pareceu-me ouvir o seu antecessor, em 2016, quando explicou que o aumento do SMN ia destruir a criação de emprego, as empresas e a economia", atirou, argumentando que o Governo PS demonstrou que a valorização salarial é "essencial" para revitalizar a economia.

O líder do Executivo acrescentou que o Programa de Recuperação e Resiliência, que esteve em discussão esta quarta-feira, privilegia as "empresas do futuro" - que apostam na inovação e nas exportações - em detrimento que das que pagam "baixos salários" e "contam os cêntimos do aumento do salário mínimo nacional".

António Costa defendeu que quem "tem mesmo de ter uma resposta" é quem conta os cêntimos ao final do mês, esclarecendo que o Governo vai "prosseguir" a trajetória ascendente do salario minimo.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG