Covid-19

Saúde cria plataforma para reportar resultados de autotestes

Saúde cria plataforma para reportar resultados de autotestes

O ministério da Saúde anunciou, esta quinta-feira, que está já disponível uma plataforma para quem faz autotestes à covid-19 possa reportar os resultados.

O serviço online foi criado "no âmbito do regime excecional e temporário para a realização em autoteste de testes rápidos de antigénio por não profissionais."

Até agora, escreve o ministério em comunicado, "o reporte pelos cidadãos de resultados positivos ou inconclusivos apenas era possível" através da linha Saúde 24. "A partir deste momento, todos os resultados dos testes rápidos de antigénio realizados pelos cidadãos, nomeadamente com resultado negativo, passam também a poder ser comunicados" através do preenchimento de formulário eletrónico, disponível no portal dedicado à covid-19.

O ministério salienta que a "notificação destes resultados é importante para monitorizar a atividade nacional de testagem. Os indivíduos assintomáticos com resultado positivo ou inconclusivo devem privilegiar o reporte através de contacto telefónico ao SNS24."

Desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a nova plataforma permitirá, por exemplo, perceber se um utente com resultado positivo ligou para o SNS24 nas 12 horas seguintes ao reporte. Em caso de ausência de reporte, será enviada uma SMS a solicitar esse contacto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG