Nacional

Antibiótico Lentocilin regressa ao mercado após meses esgotado

Antibiótico Lentocilin regressa ao mercado após meses esgotado

A autoridade que regula o setor do medicamento anunciou hoje que o abastecimento do antibiótico Lentocilin, esgotado há alguns meses, voltará ao mercado a partir do próximo dia 20.

Conforme a Lusa noticiou no início do ano, o Lentocilin, um antibiótico com a substância ativa benzilpenicilina, pertencente ao grupo das penicilinas, está esgotado em várias farmácias e hospitais porque o laboratório que a produzia deixou de o fazer.

Trata-se de um antibiótico usado para o tratamento de infeções do trato respiratório superior, sífilis, febre reumática ou difteria, entre outras doenças.

Segundo uma nota da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), foi já autorizado um novo fabricante da substância ativa deste fármaco, o qual "permitirá regularizar o seu normal abastecimento".

"O abastecimento deste medicamento sofreu perturbações, nas últimas semanas, devido a uma rutura do fornecimento da substância ativa, prossegue a nota.

O Infarmed garante que "adotou medidas necessárias para agilizar o processo administrativo com vista à substituição do fornecedor da substância ativa, assegurando o cumprimento de todos os requisitos para que a qualidade, a segurança e a eficácia destes medicamentos continuem asseguradas".

Este organismo acrescenta que o titular da Autorização de Introdução no Mercado (AIM) do Lentocilin indicou que retomará o abastecimento do mercado a partir de dia 20 de abril.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG