O Jogo ao Vivo

FC Porto

Benfica, F.C. Porto e Sporting treinam adeptos com peso a mais

Benfica, F.C. Porto e Sporting treinam adeptos com peso a mais

Têm peso a mais, vidas sedentárias e são adeptos do Benfica, do F.C. Porto ou do Sporting. Durante 12 semanas vão treinar como atletas nos respetivos estádios, ganhar o gosto pela atividade física e aprender hábitos alimentares saudáveis.

Cerca de 240 homens vão participar no Eurofit, um projeto de investigação coordenado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, que arrancou esta terça-feira com a formação dos treinadores.

A partir de novembro, e numa primeira fase, cada clube vai treinar 40 adeptos do sexo masculino, entre os 30 e 65 anos, com um índice de massa corporal igual ou superior a 27kg/m2. Os restantes 120 selecionados ficam como grupo de controlo, para que possam ser comparados resultados, iniciando o treino, numa segunda fase, em setembro do próximo ano.

Para além de incentivar os homens a mudar os estilos de vida e a adotar hábitos saudáveis, capitalizando a ligação afetiva ao clube, o Eurofit vai avaliar os resultados após um ano.

Além de Portugal, o estudo está a ser realizado em clubes como o Manchester City, Arsenal, Newcastle e Everton, em Inglaterra, no PSV Eindhoven, Feyenoord e Vitesse, na Holanda e no Valerenga da Noruega, entre outros.

O projecto nasceu de outra iniciativa muito parecida denominada "Football Fans in Training", mas mais vocacionado para adeptos obesos, realizada nas últimas três épocas na liga de futebol escocesa.

Por cá, o programa prevê a realização de 12 sessões com componentes de exercício físico, mas também formativas quanto à autorregulação comportamental e alimentar, tendo como objetivo a redução do tempo sedentário.

"A ideia é que terminem as 12 semanas fisicamente ativos e que assim se mantenham para o resto da vida", explicou, ao JN, Pedro Teixeira, investigador responsável pelo projeto e docente na Faculdade de Motricidade Humana (FMH).

A avaliação física e comportamental de cada um dos participantes vai ser avaliada no início e no fim do projeto.

O projeto arrancou esta terça-feira, com a formação prática e pedagógica de técnicos dos três clubes pela FMH, no Estádio Nacional, em Oeiras. Os técnicos seguem um manual igual ao dos outros países que integram o Eurofit e "o programa será testado para ser aplicado noutros clubes de futebol", adiantou Pedro Teixeira.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG