Nacional

Segunda-feira há eclipse total de uma super lua

Segunda-feira há eclipse total de uma super lua

Na madrugada desta segunda-feira vai ocorrer "um dos maiores e mais esperados acontecimentos astronómicos do ano": o eclipse total de uma super lua. E só volta a repetir-se em 2033.

Diz o Observatório Astronómico de Lisboa que o eclipse total da super lua que irá ocorrer na madrugada de 28 de setembro é "um dos maiores e mais esperados acontecimentos astronómicos do ano".

O último ocorreu em 1982 e o próximo só está previsto para 2033.

"A lua entra na penumbra da Terra à 1.10 horas e a partir deste instante a lua escurece progressivamente", explica o Observatório Astronómico de Lisboa numa nota informativa publicada no seu site na Internet.

"Às 2.07 horas a lua entra na sombra da Terra, começando a ficar com tons mais avermelhados e acastanhados" e cerca de 40 minutos mais tarde estará à menor distância da Terra (356877 km), uma proximidade que faz com que "a lua apareça 14% maior no céu".

O eclipse total tem início às 3.11 horas, com a lua ser visível mas numa cor avermelhada e acastanhada, e atinge o seu máximo às 3.47 horas. Três minutos depois "ocorre o instante da fase de Lua Cheia" e, pelo facto de estar à menor distância da Terra, irá assistir-se a um eclipse da super lua.

A partir das 4.24 horas a lua sairá progressivamente da sombra, explica o Observatório Astronómico.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG