Nacional

Seis pessoas sucumbiram à gripe desde o início da época

Seis pessoas sucumbiram à gripe desde o início da época

Dos 25 doentes internados com gripe nos cuidados intensivos, seis sucumbiram ao vírus até esta sexta-feira. O diretor-geral da Saúde confirmou os números ao JN, mas afasta, terminantemente, um cenário de epidemia.

"Desde o início da época, foram internados nos cuidados intensivos 25 doentes, todos eles com gripe do tipo A(H3). Dos 25, entraram em evolução negativa, no sentido fatal, seis docentes. Está dentro das estimativas feitas inicialmente. "O vírus da gripe circula nas semanas frias, estes são cenários esperados", insistiu.

O diretor-geral garante que a estirpe "está contemplada na vacina" que está a ser disponibilizada e voltou a fazer um apelo à vacinação, especialmente a quem pertence aos grupos de risco.

PUB

A vacina da gripe é gratuita e recomendada para quem tem mais de 65 anos, reside ou está internado em instituições, como lares de idosos. Este ano, recorde-se, a vacina foi alargada também a doentes que aguardam transplantes, fazem quimioterapia, têm trissomia 21, fibrose quística ou doença neuromuscular. Grávidas, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade também são alvos prioritários.

Há muito que a Direção-Geral da Saúde alertou que este ano o vírus da gripe é mais forte. E, no início do mês, também o ministro da Saúde reforçou o apelo à vacinação.

"A gripe este ano prevê-se dura e difícil. É um incentivo que faço a todos os profissionais de saúde e todos os cidadãos para que se mobilizem de forma que a vacinação seja realizada", defendeu Adalberto Campos Fernandes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG