Inspeção

Sindicância à Ordem dos Enfermeiros retomada

Sindicância à Ordem dos Enfermeiros retomada

Os técnicos da Inspeção Geral das Atividades em Saúde, IGAS, voltaram esta quarta-feira à tarde à Ordem dos Enfermeiros, em Lisboa. A sindicância foi retomada, na sequência de uma resolução fundamentada interposta pela Ministra da Saúde. Ana Rita Cavaco, a bastonária, já comunicou que vai contestar a decisão.

Segundo fonte da Ordem, os inspetores voltaram ao local sem avisarem e surpreenderam os enfermeiros. A bastonária explicou aos jornalistas que a decisão do Ministério terá sido entregue ao meio-dia e que às 14 horas os inspetores batiam à porta da Ordem, em Lisboa.

Ana Rita Cavaco explicou que é necessário ceder uma sala aos profissionais do IGAS e que nem sempre há uma divisão disponível. Referiu ainda "que não sabe o que eles querem" e deixou a ironia: "não têm inspetores para ir" aos hospitais ver o que se passa mas arranjam inspetores para enviar para a sede dos enfermeiros.

Este é apenas mais um episódio do conflito entre o Ministério da Saúde e a ministra Marta Temido e Ordem dos Enfermeiros e a sua bastonária. Recorde-se que Marta Temido pediu uma inspeção à Ordem no final de abril e que a Ordem apresentou, segunda-feira, uma providência cautelar para a suspender.

Os inspetores solicitaram documentação relativa aos últimos três anos, revelou a bastonária.

Em causa, estará, entre outros, a atuação da bastonária durante as greves cirúrgicas dos enfermeiros.