Exclusivo

Só 1% da água das ETAR é reutilizada

Só 1% da água das ETAR é reutilizada

Pouco mais de 1% das águas residuais tratadas são aproveitadas em Portugal, um número "absolutamente incompreensível" para Rui Godinho, presidente da APDA- Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, que defende um maior aproveitamento deste recurso.

"Não é possível que se continue a regar jardins, parques e ruas e a encher piscinas de forma completamente descontrolada com água potável", disse, ao JN, adiantando que, em Portugal, "há ETAR que foram dimensionadas para reutilizar percentagens de caudal muito superiores a 1%".

De acordo com o mais recente relatório publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), em 2020, apenas 30 entidades gestoras produziram águas residuais tratadas para reutilização, "correspondendo a 8,1 milhões de metros cúbicos, ou seja, a apenas cerca de 1,1 % da água residual tratada". A maior parte desta água foi utilizada para uso das próprias entidades gestoras "e apenas 12 % foi fornecida a outras entidades para ser reutilizada".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG