Nacional

Sócrates diz que portugueses vão ter saudades do PEC

Sócrates diz que portugueses vão ter saudades do PEC

O primeiro-ministro, José Sócrates, disse, quinta-feira, que o acordo em torno da ajuda externa vai ser divulgado "nas próximas semanas", sublinhando que Portugal vai ter "saudades" do Programa de Estabilidade e Crescimento, o conhecido PEC.

"Julgo que teremos nas próximas semanas condições para que esse acordo e programa possa ser público e seguir os trâmites europeus", afirmou José Sócrates no Fórum TSF, sublinhando a importância de negociações "rápidas" e "discretas", para que as medidas sejam levadas à reunião do ECOFIN de 16 de maio.

O primeiro-ministro sublinhou que o Governo está a fazer tudo para que o acordo "tenha as menores consequências possíveis quer do ponto de vista social, quer económico", mas alertou que o programa de ajuda externa "não será igual ao PEC".

"Tenho dito aliás aos portugueses que vamos ter saudades do PEC. Nós tínhamos uma solução para responder aos nossos problemas e atirámos fora essa solução, que tinha o apoio do Banco Central Europeu, da Comissão europeia e dos restantes países europeus. Essa solução era melhor do que a que vamos ter. Quanto a isso não tenho a mínima dúvida", alertou.

Outras Notícias