O Jogo ao Vivo

Grande Porto

Surto de legionela já fez cinco mortos e 46 infetados

Surto de legionela já fez cinco mortos e 46 infetados

O surto de legionela que está a afetar os concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos já fez cinco mortos.

São cinco vítimas, duas naturais de Matosinhos, duas de Vila do Conde e uma da Póvoa de Varzim. Por outro lado, os casos confirmados subiram para 46.

Antes, fonte do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPV/VC) explicou ao JN que, na unidade, tinham sido confirmados 19 casos de doença dos legionários. No Pedro Hispano, no sábado, estavam 12 pessoas internadas (10 delas residentes em Matosinhos) e o número não foi ainda atualizado. Há ainda um caso confirmado no ACES Cávado III - Barcelos/Esposende, cuja relação com o surto está ainda em análise.

A doença dos legionários é uma pneumonia grave, provocada pela "legionella pneumophila". Esta bactéria vive em água doce e pode desenvolver-se em reservatórios de água, chuveiros, torres de arrefecimento de sistemas de refrigeração, instalações termais, piscinas, jacuzzis e fontes decorativas. Contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis). Não se transmite de pessoa para pessoa, nem através da ingestão de água contaminada

Outras Notícias