O Jogo ao Vivo

Covid-19

Surtos em nove casamentos e festas na origem de 200 infetados em Lisboa

Surtos em nove casamentos e festas na origem de 200 infetados em Lisboa

Foram identificados nove surtos relacionados com eventos sociais na região de Lisboa e Vale do Tejo, que deram origem a 194 casos de covid-19.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) identificou nove surtos de covid-19 relacionados com eventos sociais, como festas de aniversário, casamentos e batizados, que deram origem a 194 casos, adianta o "Expresso", esta sexta-feira.

Estes eventos envolveram um total de 1063 pessoas.

Segundo a DGS, dos nove surtos, dois tiveram origem em casamento com um total de 158 pessoas, das quais 41 ficaram infetadas com covid-19.

As autoridades de saúde informaram também que o evento de maior dimensão corresponde a uma festa de aniversário com 544 pessoas, 66 das quais são agora casos confirmados de covid-19.

Vasco Ricota Peixoto, médico interno de saúde pública, alertou que este número de casos pode ainda ser mais elevado, uma vez que nem sempre é possível fazer a ligação epidemiológica e muitas pessoas, nomeadamente jovens, podem ter sintomas ligeiros e não chegam a ser testados.

PUB

Recorde-se que está autorizada a realização de eventos sociais com um máximo de 50% da lotação dos espaços onde ocorrem desde 1 de maio.

A regra vai manter-se na nova fase de desconfinamento, que se iniciou esta sexta-feira, nos concelhos que em duas avaliações tenham mais de 120 casos por 100 mil habitantes (ou 240 nos de baixa densidade) e será reduzida para 25% nos que tenham acima de 240 casos por 100 mil habitantes em duas avaliações consecutivas.

Além disso, vai passar a ser obrigatório apresentar testes negativos em eventos sociais e familiares.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG