Exclusivo

Teleconsultas para deixar de fumar vão combater listas de espera no SNS

Teleconsultas para deixar de fumar vão combater listas de espera no SNS

Fundação Portuguesa do Pulmão vai lançar, ainda este ano, consultas via computador ou telemóvel ou não farmácia para ajudar a vencer dependência.

Há cada vez mais pessoas a recorrer a ajuda médica para deixar de fumar e as listas de espera em alguns dos locais de consulta da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) são cada vez mais longas. Perante a falta de resposta nos serviços públicos e a procura crescente, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) prepara-se para lançar, até ao final do ano, teleconsultas de desabituação do tabaco, via computador, telemóvel ou, em alternativa, na farmácia da área de residência.

"Nessas consultas, teremos médicos, psicólogos, o apoio de várias especialidades, que vão dar dicas para ajudar a deixar de fumar e também para ajudar a fumar de uma maneira diferente, porque na verdade é muito melhor fumar-se dois cigarros por dia do que dois maços", explica José Alves, cardiologista e presidente da FPP, acrescentando que terão a vantagem de poderem ser marcadas para o dia e a hora mais convenientes ao fumador e, no caso de serem na farmácia, de permitir fazer avaliações físicas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG