Exclusivo

Telemóveis ao volante dão 115 multas por dia

Telemóveis ao volante dão 115 multas por dia

Dados das forças policiais indicam que, este ano, estão a ser passadas, em média, 115 multas por dia, mais do que no ano passado. Aumento da distração digital preocupa autoridades.

Os portugueses continuam a usar o telemóvel enquanto conduzem e a comprová-lo está o aumento das multas. Em média, foram passadas 115,5 multas por dia até setembro. O número já ultrapassou o das contraordenações diárias por uso do telemóvel ao volante em 2017 (114,1), o que indica que, no final do ano, o total de multas poderá ser superior ao do ano passado, ainda que aquém das 158 multas/dia em 2016. Acresce que os fatores de distração estão a aumentar: com os novos ecrãs digitais, há até quem veja televisão enquanto conduz.

Entre 1 de janeiro e 15 de setembro deste ano, a GNR multou 16 640 condutores pelo uso de telemóveis ao volante. Já a PSP, até 31 de agosto, tinha aplicado 12 427 contraordenações. No balanço das duas forças policiais, foram passadas, em média, 115,5 multas/dia. No entanto, a utilização destes dispositivos durante a condução já não é a única preocupação das autoridades e especialistas em matéria de distração dos condutores.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG