Previsão

Temperaturas descem no fim de semana, mas hoje ainda passam os 40 graus

Temperaturas descem no fim de semana, mas hoje ainda passam os 40 graus

As temperaturas vão descer no fim de semana, embora se mantenham em valores normais para a época de verão. Mas, esta sexta-feira, os termómetros ainda passam os 40 graus, nomeadamente no Ribatejo e Alentejo.

Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Santarém poderá chegar aos 43 graus nesta sexta-feira, com Évora e Beja também com temperaturas acima dos 40 graus.

O distrito da Guarda, no interior centro, deve registar a temperatura máxima menos elevada desta sexta-feira (33 graus), com o tempo quente a fazer-se sentir por todo o território, como se vê nas máximas previstas para distritos do litoral como Porto e Viana do Castelo (38 graus), o mesmo previsto para Braga. Descendo a costa, Aveiro deve chegar aos 35 graus, Coimbra aos 39 e Leiria, Lisboa e Setúbal aos 37.

A partir de sábado vai notar-se uma ligeira descida das temperaturas, que se acentua no domingo, com as máximas a caírem para os 38 graus no Alentejo e os 25 no Porto e Viana do Castelo.

Esta sexta-feira, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Bragança) e os 28 (em Portalegre) e as máximas entre os 33 (na Guarda e em Bragança) e os 42 (em Santarém).

O IPMA prevê, no continente, tempo quente com céu pouco nublado ou limpo. A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde, soprando do quadrante oeste na região Sul e na faixa costeira a norte do Cabo Raso durante a tarde.

Oito distritos do continente sob aviso laranja

Em função deste quadro, os distritos de Braga, Porto, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso laranja até às 18 horas, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, passando depois a amarelo.

O IPMA colocou também os restantes distritos de Portugal continental sob aviso amarelo até às 21 horas de sábado, por causa do tempo quente.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG