Exclusivo

Troca de garrafas de plástico passa a reverter apenas para instituições

Troca de garrafas de plástico passa a reverter apenas para instituições

A iniciativa, que rendeu 500 mil euros em descontos, já permitia essa opção. Até setembro, as verbas angariadas vão reforçar a solidariedade social.

O projeto-piloto de devolução de garrafas de plástico vazias em máquinas automáticas a troco de talões de desconto nos supermercados permitiu a reciclagem de 12 milhões de embalagens em menos de um ano. Em contrapartida, as trocas renderam aos consumidores 500 mil euros em compras, bem como a doação de 10 mil euros a instituições de solidariedade social. O programa arrancou em março do ano passado e, atingidos os objetivos ambientais, entra agora numa nova fase na qual "a vertente social ganha um novo protagonismo".

Desde ontem e até meados de setembro, todas as verbas angariadas terão como destino 23 instituições que apoiam causas sociais ou ambientais, previamente selecionadas online pelos consumidores. O objetivo é simples: "testar soluções de retoma em diferentes contextos" que permitam "a aquisição de experiência para a definição e operacionalização do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG