O Jogo ao Vivo

Covid-19

Vacinação em "casa aberta" disponível para maiores de 35 anos

Vacinação em "casa aberta" disponível para maiores de 35 anos

A "task force" que está a coordenar a vacinação contra a covid-19 em Portugal informou, esta terça-feira, que a modalidade "casa aberta" está disponível a partir de hoje, para os maiores de 35 anos.

A opção é dirigida à "vacinação de primeiras doses de utentes que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 35 anos e que não tenham sido infetados com covid-19 nos últimos seis meses", informa o o gabinete, em comunicado.

A "task force" recorda ainda que "desde 19 de julho, a modalidade 'casa aberta' está condicionada à utilização da vacina da Janssen de dose única, "devendo os utentes ter em consideração o estipulado" na norma da Direção-Geral de Saúde, que recomenda a administração desta vacina a homens com 18 ou mais anos e a mulheres com 50 ou mais anos.

No comunicado, faz-se ainda um apelo aos utentes que ainda não anteciparam a toma da 2.ª dose da vacina AstraZeneca, após terem cumprido um intervalo de 8 semanas e que não tenham ainda sido contatados: "presentarem-se "proativamente no mesmo Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) onde tomaram a 1.ª dose" (horários aqui).

Em junho, a Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu reduzir o intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca de 12 para oito semanas para garantir uma "mais rápida proteção" perante a transmissão de novas "variantes de preocupação" do vírus SARS-CoV-

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG