1939-2021

Velório de Sampaio no sábado, funeral no domingo

Velório de Sampaio no sábado, funeral no domingo

O corpo de Jorge Sampaio vai estar, a partir de sábado, em câmara ardente no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. No dia seguinte, às 11 horas, tem início o funeral com honras militares de Estado, no Mosteiro dos Jerónimos.

O velório, no antigo picadeiro real, depois adaptado a Museu Nacional dos Coches, que fica junto ao Palácio de Belém, estará aberto ao público entre as 12 e as 23 horas de sábado. A cerimónia nos Jerónimos decorrerá entre as 11 e as 13 horas de domingo, antes da saída do funeral para o Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, detalhou, em conferência de imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros.

A cerimónia oficial contará com intervenções de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e Eduardo Ferro Rodrigues, adiantou Augusto Santos Silva, acompanhado por José Manuel dos Santos, representante da família do antigo Presidente da República, de quem foi assessor cultural. Entre as várias personalidades políticas internacionais que já confirmaram a presença nas cerimónias fúnebres, o governante destacou o Rei de Espanha, Filipe VI, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira, pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, e cerimónias fúnebres de Estado.

Jorge Sampaio morreu esta sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG