Em 2021, nasceram 70 crias de lince-ibérico no Vale do Guadiana, mais 10 nascimentos que em 2020, de acordo com os dados revelados pelo Instituto da Conservação e da Natureza e das Florestas (ICNF).

Vídeo

Nasceram 70 crias de lince-ibérico no Vale do Guadiana em 2021

Nasceram 70 crias de lince-ibérico no Vale do Guadiana em 2021

O ICNF explica em comunicado que os números podem ser revistos em alta, tendo em conta "a vasta área agora ocupada pela espécie".

O processo de reintrodução desta espécie começou há sete anos e há 200 linces referenciados, a viver entre os concelhos de Serpa e Tavira. No território algarvio, ocorreram nove dos nascimentos registados no ano passado.

Em 2020, a população de lince-ibérico, espécie que caminhava para a extinção, superou os mil exemplares em toda a Península Ibérica, fruto de um trabalho conjunto entre os dois países que juntam diferentes organizações.

O ICNF diz que nos próximos anos serão desenvolvidas iniciativas para "reforçar a ligação entre as várias populações de linces e valorizar o ecossistema mediterrânico, melhorando a qualidade do habitat e a abundância de presas", ao abrigo do projeto LIFE Lynxconnect, iniciativa que junta Portugal e Espanha na defesa dos linces.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG