A Direção-Geral da Saúde alerta que há números relativos a novos casos de covid-19 a circular nas redes sociais que são falsos.
A autoridade de saúde apelou aos portugueses que não partilhem informações falsas, dando conta de informações erradas sobre casos positivos de covid-19 em Portugal.
"Os números que estão a circular nas redes sociais relativamente aos casos de covid-19 em Portugal são falsos. A informação oficial é a que consta no boletim da DGS, que será divulgado ao início da tarde, como habitualmente, após um processo aprofundado de verificação", escreveu a Direção-Geral da Saúde (DGS) numa nota publicada no Facebook, esta quinta-feira.
O alerta acontece depois de, nos últimos dias, terem circulado nas plataformas digitais informações que indicavam números de casos e óbitos superiores aos que foram verificados. Na quarta-feira, horas antes da publicação do boletim epidemiológico da DGS, circulou a informação de que o número de óbitos ia aproximar-se dos 300 - o próprio Presidente da República, em declarações aos jornalistas, falou em "290 vítimas", para depois admitir que cometera um "lapso". A informação acabou por ser invalidada pelos relatórios da DGS, que contabilizou 219 mortes ontem e 221 mortes hoje.