Covid-19

Voos comerciais com Moçambique vão ser retomados com regras apertadas

Voos comerciais com Moçambique vão ser retomados com regras apertadas

Os voos comerciais entre Portugal e Moçambique vão ser retomados, depois de terem sido suspendidos a 1 de dezembro, devido à nova variante ómicron, anunciou o Governo.

"Estamos a preparar a alteração do despacho que o vai permitir, sendo certo que manteremos três cuidados para os quais pedimos a compreensão de todos: exigência de teste negativo à covid para embarcar; a realização de um novo teste já em Portugal no desembarque e também a realização de quarentena", revelou Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, à RTP.

Já na quinta-feira o primeiro-ministro se tinha mostrado contra esta medida de contenção da pandemia. "Não somos favoráveis, nem julgamos que seja uma medida eficaz, a restrição de voos. Conforme vamos tendo conhecimento mais consolidado sobre o que é a nova variante, julgamos que a União Europeia deve ir ajustando as medidas adotadas à evolução do conhecimento que entretanto vai consolidando", começou por argumentar.

O líder do executivo português considerou "absolutamente inaceitável que se mantenha a proibição de voos para Moçambique".

"A situação existente em Moçambique de modo algum justifica essa medida. Pelo contrário, a experiência dos voos humanitários que temos realizado demonstram que esses mesmos voos, associados à obrigatoriedade de testes, é o mecanismo mais eficaz para deteção de pessoas que estão infetadas e assintomáticas", sustentou o primeiro-ministro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG