Imagens

Últimas

Os perigos do mar

É sinónimo de beleza e paz, mas também de perigo. O mar pode ser algo admirável mas por vezes pode causar uma tragédia, como aconteceu na última madrugada. Oito militares do Exército, durante uma folga, deslocaram-se à praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, e duas jovens decidiram ir molhar os pés. Acabaram sendo arrastadas pelas ondas. O mesmo aconteceu a dois amigos que tentaram ajudar. Três dos quatro militares foram resgatados, mas uma militar acabou por desaparecer. Foi resgatada durante a tarde, já sem vida.

jorge pedroso faria

O chá das cinco e meia e um feriado das arábias

Eram 17.30 horas. Pontualidade britânica. De Manchester. O United anunciou a rescisão com Cristiano Ronaldo. Se pensam que foi uma saída de faca e alguidar, estão bem enganados. Foi com efeitos imediatos e por mútuo acordo. "Very british", portanto. As casas de apostas esfregam as mãos - qual será o próximo destino de CR7? Poucas horas depois de ter atingido 500 000 000 (sim, quinhentos milhões) de seguidores no Instagram, o capitão da seleção portuguesa parte para "outro desafio". E, aposto dobrado contra singelo, novos recordes.

nelson morais

Desilusões

Miguel Alves, o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, terá tido a ilusão de escapar entre os pingos da chuva, depois de ser conhecido o contrato-promessa que celebrou, quando era presidente da Câmara de Caminha, com um misterioso "professor doutor", em torno do projeto de um Centro de Exposições Transfronteiriço. Mas a chuva não deu tréguas. Nesta quinta-feira à tarde, foi noticiado que o Ministério Público acusou Miguel Alves de um crime de prevaricação num processo relacionado com contratos que celebrou enquanto presidente da Câmara Municipal de Caminha e, pouco depois, o próprio demitiu-se do Governo.

A crise dos pobres, a crise dos ricos e crimes com brio

O ministério de Manuel Pizarro anunciou esta segunda-feira a mais elevada despesa "de sempre" com pessoal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que se traduzirá na alocação de mais 241 milhões de euros para novas contratações e alterações remuneratórias em 2023. Ao todo, o valor orçamentado ronda os 5475 milhões de euros, representando, segundo o Executivo, um aumento de 4,6% face a 2022 e de 50,4% em relação a 2015. O anúncio, sobre o qual pode ler mais aqui, chega três dias depois de o ministro da Saúde ter admitido que a falta de médicos no SNS é um problema que se vai manter nos próximos dois a três anos, até que seja resolvido de forma estrutural, o que assegurou acontecer dentro de "algum tempo".

Teremos sempre o buraco negro mais próximo

A semana termina com os líderes ibéricos a reforçarem compromissos na 33.ª cimeira luso-espanhola, que teve a ciência, a energia e os territórios de fronteira na agenda. Com a inovação sob mote mas sem o anúncio de grandes inovações ou novidades estrondosas, a cimeira ibérica, que envolveu uma comitiva de 18 ministros dos dois governos, serviu mais para cimentar entendimentos quanto ao turismo fronteiriço, à ferrovia de alta velocidade, ao controlo da convenção sobre rios comuns (leia aqui) e às interligações energéticas (aqui).

rita neves costa

O Brasil depois da ressurreição de Lula

Menos de 24 horas passaram desde que Lula da Silva foi eleito o novo presidente do Brasil. O ex-metalúrgico e figura do Partido dos Trabalhadores (PT) regressa mais de dez anos depois ao Palácio do Planalto, para voltar a ser o líder da nação brasileira. Esteve preso, assistiu à destituição da colega de partido Dilma Rousseff, viu a derrota de Fernando Haddad contra Jair Bolsonaro, em 2018, e renasceu das cinzas em 2022. No discurso da vitória, afirmou: "Tentaram enterrar-me vivo". Não é preciso muita reflexão para concluir: haverá um novo Brasil, não necessariamente mais calmo.

Dia de aprovar orçamento de Estado com terramoto em Montalegre

Em dia de votação do Orçamento de Estado para 2023, com aprovação garantida pela maioria absoluta socialista no Parlamento, houve dois autarcas, o presidente e o vice-presidente de Câmara de Montalegre, detidos por suspeita de associação criminosa, e Vladimir Putin resolveu voltar à ribalta. "Temos em frente provavelmente a década mais perigosa, imprevisível e ao mesmo tempo importante desde o fim da II Guerra Mundial", afirmou o presidente russo.

jorge pedroso faria

O Mundo continua encriptado

Longe dos confessionários, o Bispo Auxiliar de Lisboa fez um importante ato de contrição. Foi no final da cerimónia em que a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa recebeu o prémio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima de 2022 que Américo Aguiar levou a mão ao peito e pôs o dedo na ferida. Em declarações aos jornalistas, reconheceu que há padres acusados de abusos sexuais no ativo e que "seria normal" que os bispos das dioceses afastassem de funções os membros da igreja denunciados pela prática desse crime, o que não estará a acontecer em todos os casos. O Bispo Auxiliar de Lisboa falou para fora da Igreja, mas também terá sido escutado dentro, uma vez que, ao final da tarde, o Bispo do Porto publicou uma Nota Episcopal, em que explicou posições anteriormente tomadas e amplamente criticadas. D. Manuel Linda fez mea culpa.

nelson morais

Sobre o que nasce torto

O MidCat já era. O ceticismo francês impôs-se e o projeto de gasoduto que atravessava os Pirenéus foi abandonado e substituído por outro mais a sul, que vai de Portugal a Barcelona e, daqui, segue por mar até Marselha. O anúncio do novo "corredor de energia verde" foi feito, esta quinta-feira, no final de uma reunião dos primeiros-ministros português e espanhol, António Costa e Pedro Sánchez, com o presidente francês, Emmanuel Macron, e antes do início de uma reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.