Newsletter Editorial

A segunda vaga

Depois de semanas a fio em que a existência de uma segunda vaga de covid-19, lá mais para o outono ou inverno, foi dada como quase certa, eis que a Organização Mundial de Saúde vem dizer que, afinal, poderá não ser bem assim. "Os modelos de previsão avançam muitas possibilidades, desde novos surtos pontuais a uma nova vaga importante, mas esta última possibilidade é cada vez mais de descartar", afirmou a espanhola Maria Neira, diretora do departamento de Saúde Pública da OMS, recomendando, ainda assim, "muita prudência e bom senso" numa fase "muito crítica" da pandemia.

Em Portugal, foram registadas mais 165 infeções e mais 14 mortes, no início da semana que conduzirá ao final da segunda fase de desconfinamento da população, num dia em que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou que há 14 crianças internadas com covid-19 em Lisboa, duas das quais nos cuidados intensivos, e que 121 trabalhadores da empresa Sonae, na Azambuja, testaram positivo ao novo coronavírus.

No Porto, o panorama é mais desanuviado, pois a cidade, que chegou a ser a mais afetada do país pela pandemia, registou o terceiro dia consecutivo sem novos casos de infeções. "Boas notícias. Vamos continuar a conter esta pandemia. Com medidas eficazes e com o civismo de que é feito o caráter do Porto", escreveu o autarca Rui Moreira, no Facebook.

Em Espanha, surgiu a notícia de que o governo irá levantar a quarentena para turistas estrangeiros a partir de 1 de julho, mas o dia foi menos animador para o futebolista português João Félix, que se lesionou com gravidade no treino do Atlético de Madrid. Em Itália, o avançado do Milan, Zlatan Ibrahimovic, também sofreu uma lesão muito problemática, que até lhe poderá pôr fim à carreira.

Dos Estados Unidos, o país com mais infeções e mortes por covid-19, eis que surge um vídeo capaz de provar que há muitos norte-americanos pouco preocupados com o vírus. Ainda assim, não houve sinais de Donald Trump na piscina.

Para ler mais noticíário sobre o coronavírus, clique aqui

Outras Notícias