O Jogo ao Vivo

Newsletter Editorial

Animemo-nos na luta contra a Covid, animemo-nos!

Animemo-nos na luta contra a Covid, animemo-nos!

Animemo-nos, pois... Após 51 dias a somar infetados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) em Portugal, depois de 37 dias a adicionar mortos relacionados com a doença que aquele provoca, a Covid-19, finalmente, uma notícia alentadora: pela primeira vez, o número de recuperados (917) ultrapassou o de óbitos (762).

Mas não muito...

Há três dias que a quantidade de vítimas fica abaixo das 30, mas ainda é muito cedo para cantar vitória sobre a pandemia. Foi nesta terça-feira que a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo confirmaram a primeira morte por Covid-19 registada na região alentejana. Notícia que o JN já tinha avançado na véspera - o falecimento de um utente de 87 anos de idade, que residia no Lar Nobre Freire, em Beja. Neste momento, o arquipélago da Madeira é a única região do país sem vítimas mortais provocadas pelo SARS-CoV-2.

Enquanto, sonha-se...

Com o regresso à normalidade que nunca será a mesma, pelo menos nos próximos tempos - resta saber se serão próximos meses ou próximos anos. O Exército volta a entrar no campo de batalha contra o vírus, desta vez numa megaoperação de descontaminação de 800 escolas, para que possam ser retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos.

E continua-se a sonhar...

Com as férias, quiçá já fora de planos para muitos por falta de dinheiro ou de emprego para o ganhar. Quem as puder gozar, como sugeriu, há dias, o primeiro-ministro António Costa, melhor será ficar cá dentro e ajudar a economia nacional. Para dar confiança aos clientes, o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Raul Martins, disse, esta terça-feira, que a maioria dos hotéis poderá começar a reabrir em julho e que está a ser preparado um selo de garantia.

Com responsabilidade...

Porque apesar de todos os alertas, continua a haver quem desafie a lei do terceiro período do estado de emergência. Até esta terça-feira, de acordo com o Ministério da Administração Interna, a PSP e a GNR detiveram 32 pessoas pelo crime de desobediência e encerram 54 estabelecimentos.

Nunca é demais alertar que este vírus é muito democrático e, embora haja grupos de maior risco, já demonstrou que também pode fazer sofrer muito, e mesmo matar, pessoas novas e saudáveis. Por isso, cuide de si. Cuide dos outros.

Vá, só mais uma linha...

Os reembolsos do IRS já começaram a ser processados.

Para saber mais sobre a pandemia, leia a edição impressa do JN, (saiba em que quiosques pode comprar), assine aqui a edição digital e-paper, ou consulte a edição online (noticiário atualizado aqui).