Newsletter Editorial

As dores de cabeça dos cabeças de série

As dores de cabeça dos cabeças de série

Benfica, F. C. Porto e Sporting de Braga eram cabeças de série, no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, realizado esta segunda-feira em Nyon, mas acabou por ser o Sporting, a única equipa portuguesa sem aquele estatuto, a ser bafejado, pois calhou-lhe o adversário teoricamente mais acessível.

A teoria de que ser cabeça de série é que é bom saiu fortemente beliscada. O Sporting, que não tinha aquele estatuto no sorteio e é o único que vai começar a eliminatória em casa, calhou-lhe o Basaksehir, quarto classificado do campeonato turco, que surpreendeu na fase de grupos, ao superar a Roma, de Paulo Fonseca, o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha e o Wolfsberger, da Áustria.

Benfica e F. C. Porto vão defrontar nos 16 avos de final adversários provenientes da Champions. No caso dos campeões nacionais, também eles oriundos da prova milionária, o adversário será o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, orientado pelo português Luís Castro. Na Liga ucraniana, o Shakhtar é líder invicto (16 vitórias e dois empates) está 14 pontos à frente do Dínamo Kiev. Um obstáculo previsivelmente duro para os encarnados.

O mesmo se pode dizer sobre o Bayer Leverkusen, opositor do F. C. Porto, num confronto que será inédito entre as duas equipas. No campeonato alemão é sétimo classificado, com 25 pontos, a oito do líder Leipzig, que ganhou o grupo do Benfica, na primeira fase da Champions.

Finalmente, ao Sporting de Braga, o sorteio colocou-lhe o Rangers, equipa escocesa que, na fase de grupos, ficou atrás do F. C. Porto no grupo G, ainda que não tenha perdido com os dragões (1-1 fora e 2-0 em casa). Será mais um confronto inédito para uma formação lusitana, que goza na Europa o estatuto de 13 jogos consecutivos sem perder, recorde nacional que certamente os minhotos vão querer prolongar.

Tudo para conferir dentro de dois meses, pois a eliminatória está agendada para os dias 20 e 27 de fevereiro.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG