Newsletter Editorial

Cinco sugestões para um fim de semana feliz

Cinco sugestões para um fim de semana feliz

O verão acabou, mas a Cultura não pára e começa até a ganhar nova vida. Trago-lhe hoje cinco sugestões para um fim de semana feliz

1- "Dor e Alma": o novo filme de Almodóvar já está nas salas e há a sublinhar dois aspetos. Primeiro, a interpretação de Antonio Banderas, um ator que se encontrou nesta versão fortemente auto-biográfica do realizador espanhol. Depois, a qualidade visual e cromática de uma história contada com o punho reconhecível de Almodóvar, em versão contida e poética.

2- Mais uma sugestão de cinema. Se não viu, ainda está a tempo. "Era uma vez em... Hollywood", o nono filme de Tarantino, que é um "road movie" dentro da cidade e uma viagem pela Los Angeles privilegiada do final da década de 60. Tem momentos sublimes, embora não seja inesquecível. Falta-lhe verve tarantinesca, mas sobra-lhe estilo e vale a pena ver.

3- Em Serralves, este fim de semana, a proposta mais radical. O ciclo "Museu como performance" está de regresso para interpelar os visitantes e entregar-lhes, como escrevemos amanhã na edição impressa do JN, desempenhos interdisciplinares de vários artistas, que ocupam o espaço e mexem com o tempo. Não desperdice a oportunidade para que a arte desafie os sentidos.

4- Imperdível também é a Feira do Livro do Porto, que vai arrancar já esta sexta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa tem visita agendada para as 18 horas e, no sábado, será homenageado Eduardo Lourenço, a quem será entregue a Tília 2019, distinção com que o certame celebra os grande vultos da Cultura nacional.

5- A finalizar, outra forma de aproveitar o fim de semana, e em grande. Os concertos da Casa da Música fora de portas chegam à Avenida dos Aliados, no Porto. Sexta-feira, a Orquestra Barroca toca Händel ou Vivaldi. No sábado, a Sinfónica apresenta um repertório eclético para as milhares de pessoas que se esperam naquela famosa praça do Porto.