Newsletter Editorial

E agora, Pinto da Costa?

E agora, Pinto da Costa?

As eleições para a presidência do F. C. Porto, as mais concorridas das últimas três décadas, trouxeram a esperada vitória de Pinto da Costa, que avança para o 15.º mandato consecutivo com a certeza de que, em condições normais, estará na liderança do clube azul e branco até 2024.

No meio de uma pandemia, o ato eleitoral, marcado pela forma bem organizada como decorreu, atraiu mais de 8400 votantes ao Dragão Arena e deixou claro que as alternativas, José Fernando Rio e Nuno Lobo, não eram passíveis de tirar o trono a Pinto da Costa. Apesar do bom resultado do primeiro (26,4%), a diferença para o vencedor (68,6%) ainda foi muito grande.

Os resultados deixam, no entanto, no ar a ideia de que a unanimidade em torno do presidente portista já não existe. Cerca de um terço dos sócios que votaram não puseram a cruzinha na lista liderada por Pinto da Costa, provavelmente insatisfeitos com o rumo que o clube tomou nos últimos anos, tanto a nível desportivo como financeiro.

Esse é, de resto, o principal desafio que se coloca ao líder dos dragões nos próximos quatro anos. Endireitar as contas da SAD e recolocar a equipa no topo do futebol nacional são as prioridades, sem esquecer a construção da já famosa Cidade do F. C. Porto, uma academia que coloque o clube pelo menos ao nível dos rivais no que a infraestruturas para a formação diz respeito.

Do ponto de vista desportivo, ganhar o campeonato que agora recomeçou seria um bom ponto de partida. A primeira jornada da retoma foi má para a equipa de Sérgio Conceição, derrotada em Famalicão, mas o empate do Benfica com o Tondela fez com que os dragões continuem a não depender de terceiros para conquistarem o título.

Com os dois rivais empatados, na prática é o F. C. Porto que vai à frente, graças à vantagem no confronto direto, mesmo que a atual classificação diga que são as águias que lideram. Um disparate quase tão grande como pensar que poderia haver um crocodilo no rio Douro. Afinal, deve ser uma lontra...

Outras Notícias