Newsletter Editorial

É Natal. E as pensões devem aumentar em janeiro

É Natal. E as pensões devem aumentar em janeiro

É Natal. As luzes festivas já iluminam o Porto, o Perlim está quase a abrir portas em Santa Maria da Feira e a ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, anunciou que o Governo pretende começar a pagar os aumentos das pensões a partir de janeiro.

"Estamos a procurar que isso aconteça o mais depressa possível", afirmou a governante, questionada sobre se a atualização das pensões vai começar a ser paga aos pensionistas já em janeiro de 2023. "Esse foi o compromisso que assumimos e hoje tivemos os cálculos e as previsões apresentadas pelo INE", em função dos quais o Governo vai "ajustar o valor a atualizar em 2023, fruto dos números mais recentes quanto à inflação", disse.

Palavra de ministra num dia em que o Instituto Nacional de Estatística anunciou que a taxa de inflação desceu para 9,9% em novembro, face aos 10,1% do mês anterior, o valor mais alto que se tinha registado desde maio de 1992. O recuo continua, no entanto, a ser pouco percetível na bolsa dos portugueses. E o até presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, veio colocar um pouco de travão a um eventual otimismo próprio da época festiva que atravessamos, afirmando que a descida é "ligeiramente positiva", mas que ainda "é cedo" para projetar cenários mais positivos para o próximo ano.

PUB

Mas o dinheiro ainda nos dá motivos para festejar. Sobretudo aquele que é usado para ajudar quem precisa. Em quatro dias, a família de Tomás, menino de 11 anos que sofre de leucemia, conseguiu reunir 350 mil euros para pagar os tratamentos em Israel.

Nos antípodas desta boa nova, encontramos a notícia da detenção pela PJ da apresentadora de televisão Ana Lúcia Matos, no âmbito de uma operação europeia que desmantelou uma organização criminosa de fraude fiscal que terá movimentado mais de 2,2 mil milhões de euros. Só em Portugal, estima-se um prejuízo para o Estado na ordem dos 300 milhões de euros. A apresentadora e o marido foram detidos em casa.

Por falar em antípodas, o dia foi de festa do outro lado do mundo, com a Austrália a surpreender e a carimbar a passagem aos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Futebol.

No mundo da bola, os clubes portugueses continuaram a ser... clubes portugueses, com mais um treinador a ser despedido. Desta vez, a fava natalícia coube a Álvaro Pacheco, que vê chegar ao fim um ciclo de quatro anos à frente do Vizela, onde até foi obtendo elogios generalizados.

Como o mundo é redondo, voltamos ao princípio: foi ao final da tarde desta quarta-feira que a iluminação natalícia ganhou cor nas ruas do Porto. E muitos foram os que não perderam a oportunidade de fotografar a árvore gigante que enfeita a praça em frente aos Paços do Concelho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG