Newsletter Editorial

Uma perda importante e várias estreias

Uma perda importante e várias estreias

Na semana em que perdemos Maria Alberta Menéres, uma fazedora de sonhos, como titulamos no nosso artigo a assinalar a perda dessa figura das letras nacionais, pouco há a assinalar que seja mais importante.

Ainda assim, é impossível escapar ao arranque da última temporada da "Guerra dos Tronos", que não correu nas melhores condições no streaming da HBO Portugal. Um pormenor que irritou os (muitos) fãs mais obcecados pela série, mas que não tirou a força a uma estreia há muito tempo esperada. O primeiro episódio já começou a colocar as pedras em campo para a batalha final. Veremos quem vencerá. Melhor seria que não vencesse ninguém e o trono de ferro ficasse vazio.

Aproveite também para ler a nossa entrevista a António Mota, que está a celebrar 40 anos de atividade literária e que se estreia na ficção com o livro "No meio do nada". Uma outra estreia que importa destacar: a de Rui Reininho à frente da Banda Filarmónica de Matosinhos-Leça. Os outros GNR diziam que Reininho seria maluco se aceitasse, mas ele aceitou.

Para a próxima semana, arranca no Porto o grande acontecimento cultural do ano: o DDD+FITEI, uma junção feliz de festivais de teatro e dança que vai trazer à cidade grandes nomes, grandes espetáculos e 31 dias de felicidade para quem gosta das artes performativas. O JN vai cobrir intensamente o evento, a partir de quarta-feira.

A fechar, outra nota sobre a felicidade, especialmente para os que gostam muito da "Guerra das Estrelas". Já há título e trailer para o último episódio desta nova trilogia, que J.J. Abrahams, volta a realizar. Depois de "O despertar da Força" e de "O último jedi", o próximo será "A ascenção de Skywalker".

O título não está de certeza relacionado com outra ascenção, bem mais importante para a história da humanidade e que estamos prestes a celebrar. Mas foi uma boa coincidência para encerrar a newsletter desta semana com os votos sinceros de uma Boa Páscoa!