Newsletter Editorial

Máscaras, testes, ação!

Máscaras, testes, ação!

Não é cinema. É a vida real. A Liga recomeça depois de amanhã com o Portimonense-Gil Vicente e o Famalicão-F. C. Porto. Quase três meses depois, a bola estará novamente a rolar na Liga Portuguesa, onde quase tudo será um mundo novo. A Bundesliga, que recomeçou há duas semanas, é o espelho. Jogos à porta fechada, sem público, com palavrões audíveis de jogadores e treinadores, e contenção de hora de celebrar um golo. É tudo estranho.

É o futebol possível. Ou era isto ou não era nada. As 10 jornadas que restam serão sempre um campeonato à parte. Um momento histórico, numa liga que será sempre histórica. Para este assalto final, F. C. Porto e Benfica correm pelo título com apenas um ponto a separá-los. O povo está com fome de bola, mas não pode ir aos estádios. Algumas claques já anunciaram que irão apoiar as equipas no exterior dos estádios, mas as autoridades sanitárias não permitem ajuntamentos com mais de 10 pessoas. É mais um desafio.

Com os jogadores a serem testados 24 horas antes de cada jogo e com o uso obrigatório de máscaras a quem fica no banco, o jogo irá mesmo recomeçar e, certamente, irá reservar momentos caricatos. Neste sprint final, ao contrário do que a Direção-Geral da Saúde recomendou, a competição irá desenrolar-se em quase todos os recintos. As exceções foram o Santa Clara e o Belenenses SAD, que irão utilizar a cidade do Futebol, em Oeiras, casa da Federação Portuguesa de Futebol.

O número de substituições é a nova polémica. A FIFA autoriza cinco substituições, mas, pelo menos, em Portugal, tal prática ainda não será colocada em prática na 25.ª jornada, depois do Marítimo ter levantado dúvidas sobre a legalidade da mesma. Essa questão será agora discutida na assembleia geral de 8 de junho, com Pedro Proença, presidente da Liga, debaixo de fogo.

O mês começa da melhor forma, com o Dia Mundial da Criança. Muitas regressaram hoje à escola para o novo normal, reencontrando amigos e professores. Que seja um bom prenúncio!

Para ler mais noticiário sobre o coronavírus clique aqui

Outras Notícias