Newsletter Editorial

Porto, Porto, Porto, Porto!

Porto, Porto, Porto, Porto!

Sossegue o leitor. Este não é um texto sobre futebol nem sobre um clube especifico, apesar de o abordar ligeiramente (aliás, a Newsletter de Desporto está muito bem entregue neste jornal). Mas o Porto está no centro das notícias nacionais, para o bem e para o mal.

É o Porto dos primeiros casos positivos do novo Coronavírus. Sim, é o Porto do recém-líder do campeonato de futebol (que, só por acaso, tem um Corona que não é vírus). É o Porto da Joana Pacheco, que mobilizou centenas de pessoas à porta da Câmara Municipal. É o Porto da Dulce Moreira, que luta há nove anos pela pensão de invalidez. E é o Porto do novo Centro de Recolha Animal. Já perceberam o título?

Vamos por partes: ontem foram confirmados, no Porto, os dois primeiros casos positivos do novo Coronavírus. Hoje surgiram mais dois, um deles também no Porto. Até agora ainda não é muita a informação, só a constatação de uma realidade: o novo vírus já chegou ao nosso país.

Futebol à parte (até porque o JN tem a sua própria newsletter de Desporto), também na Invicta é relatado o caso de Dulce Moreira. Acamada, toma 16 comprimidos por dia e espera, há nove anos, pela pensão de invalidez. Uma história relatada pela Marta Neves na edição impressa do JN desta terça-feira.

O Porto dos doentes com Coronavírus, do clube que tem um Corona que não é vírus e da Dulce, é também o Porto da Joana. A 28 de fevereiro, Joana Pacheco foi despejada de sua casa, na Ribeira, com os filhos de oito e 12 anos, levando a que cerca de uma centena de pessoas se manifestasse ontem, durante a reunião da Assembleia Municipal do Porto.

Enquanto se protestava para se arranjar uma casa para Joana, o presidente da Câmara Municipal do Porto anunciava que o novo Centro de Recolha Oficial de animais do Porto seria uma realidade ainda em março. Segundo o autarca, faltam só alguns materiais para terminar as instalações.

Conduzindo uns quilómetros a norte, termino com Braga (que, pelos vistos, já não será do Ruben, mas isso também será tema para a newsletter de Desporto). E com um projeto que promete ver a luz do dia em breve: o Ecoparque das Sete Fontes. Quer saber mais? Espreite o trabalho da Sandra Freitas na edição impressa do JN desta terça-feira.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG