Newsletter Editorial

Repitam comigo: de-xa-me-ta-so-na!

Repitam comigo: de-xa-me-ta-so-na!

Não, não sou nenhum professor da Telescola a ensinar-vos uma palavra difícil. Estou só a soletrar a mais recente esperança para todos voltarmos às nossas vidas normais e espantarmos este terrível vírus.

Agora tudo junto: dexametasona. É um medicamento testado em 2104 pacientes e que revelou resultados bastante animadores no combate à covid-19, segundo anunciou um conjunto de investigadores da Universidade de Oxford esta terça-feira. O nome é complicado, mas a confirmar-se estes sinais, merece que seja decorado.

E bem que ele seria necessário um pouco por todo o Mundo, e Portugal não seria exceção. Em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde estão 236 dos 300 novos infetados desta terça-feira. A pandemia dá sinais de abrandamento no resto do país, mas aquele foco ainda é motivo de preocupação.

Com os Santos Populares cancelados, as pessoas andam à procura de diversão alternativa, sem olhar aos riscos que correm. Foi o que aconteceu em Lagos, onde uma festa ilegal pode ter provocado um foco de contágio. A Câmara Municipal de Lagos assegura já haver alguns casos confirmados e a delegada regional de Saúde já comunicou haver dois internados, enquanto pede responsabilidades a quem organizou o evento.

Há também país para além da covid-19. E em Aveiro, esse país está mais culto. Dois quilómetros mais culto, para ser mais exato. É o resultado da nova biblioteca, situada no Edifício Fernando Távora, com vista para a ria., como nos conta a Salomé Filipe na edição em papel do JN desta terça-feira.

Um número muito maior e mais preocupante: 30 mil toneladas, É a quantidade de resíduos perigosos que a Associação Zero alega que existe e que devia ter sido enviada para a Alemanha há 22 anos. O relato é feito pelo Rogério Matos.

A terminar, um exercício para o caro leitor: ainda se lembra do nome do medicamento? Não se preocupe, eu também já não me lembrava. Aguardemos para saber se será um nome para todos recordarmos.

Outras Notícias