Newsletter Editorial

Um passo em frente e outro à frente

Um passo em frente e outro à frente

1. O dia em que a Agência Europeia do Medicamento deu luz verde à vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 foi o mesmo em que o mundo acordou em definitivo para a nova estirpe do coronavírus, que surgiu em força no Reino Unido na semana passada e que rapidamente se está a disseminar pelo resto da Europa.

Se é verdade que a vacina agora aprovada pela União Europeia é um passo em frente contra a pandemia, não é menos certo que o vírus parece estar, desde o início, um passo à frente da ciência. A mutação mais recente, aparentemente mais contagiosa do que as anteriores, é um novo desafio aos investigadores e a grande questão que se colocará nos próximos tempos será saber se as vacinas já aprovadas mantêm a eficácia.

Em Portugal, a ministra da saúde oficializou o próximo domingo, 27 de dezembro, como o dia em que a vacinação terá início, sabendo-se que os profissionais de saúde serão os primeiros a receber a injeção que se espera poder ajudar a combater a pandemia. Marta Temido garantiu que a nova variante do SARS CoV-2 ainda não chegou ao nosso país e sublinhou que não há evidências de que seja mais letal do que as anteriores, embora tenha admitido a preocupação com a situação.

Certo é que os voos provenientes de Inglaterra já só podem trazer portugueses, desde que munidos de um teste negativo à covid-19, numa medida que impediu dezenas de cidadãos nacionais de viajarem para Portugal, por não terem o documento exigido.

2. No futebol, também é a pandemia a responsável pelo facto de o primeiro troféu da temporada, que por tradição se decide em agosto, estar marcado para a antevéspera de Natal. Na noite de quarta-feira, 23 de dezembro, F. C. Porto e Benfica jogam em Aveiro pela conquista da Supertaça, naquele que será o primeiro clássico da época entre as duas equipas, atualmente perseguidoras do Sporting no campeonato.

O segundo troféu da época será, como habitualmente, decidido em janeiro, e o sorteio das meias-finais deixou em aberto a possibilidade de dragões e águias voltarem a encontrar-se na partida decisiva. Na agenda estão, para já, dois grandes jogos na final four da Taça da Liga, desta vez marcada para Leiria: Sporting-F. C. Porto (dia 19) e Braga-Benfica (dia 20). A final será jogada no dia 23.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG