Exclusivo

Arquivistas, os guardiões do passado

Arquivistas, os guardiões do passado

Os arquivos são os grandes responsáveis pelos documentos históricos que chegaram aos nossos dias. Ou seja, pela nossa memória coletiva. Noutras épocas, aos arquivistas cabia organizar, catalogar e guardar documentos em papel e outros objetos físicos. Hoje, com a explosão do online e dos suportes digitais, têm também de conservar informação imaterial. Como mudou o trabalho destes "garimpeiros" ao longo do tempo?

Durante décadas houve um mistério por resolver no Arquivo Fotográfico de Lisboa: quem teriam sido os autores do sistemático levantamento fotográfico de 3985 imagens de prédios e ruas lisboetas, feitas entre 1898 e 1908, que deram origem à criação daquele Arquivo em 1942? Se dúvidas houvesse sobre a importância dos arquivos, elas ficariam desfeitas com o desenlace da história, em 2017. "Foi uma investigação exaustiva, feita com base no próprio Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa - que cruzou livros de contabilidade, requerimentos, atas e registos dos cemitérios -, que permitiu chegar ao nome destes dois funcionários da Câmara e dos familiares ainda vivos", explica Isabel Corda, atual coordenadora do Arquivo Fotográfico. Foram Arthur Júlio Machado e José Cândido d"Assumpção e Souza, dois desenhadores no Serviço Geral de Obras da Câmara, os autores dos 3985 negativos a que chamam "Fundo Antigo" e que nos permitem viajar até à Lisboa do final do século XIX.

Instalado desde 1994 no número 246 da Rua da Palma, no Martim Moniz, o Arquivo Fotográfico é uma espécie de enciclopédia ilustrada que nos leva de volta ao passado da cidade através das 600 mil espécies fotográficas dos séculos XIX, XX e XXI que constituem o seu espólio. As mais antigas, as "Provas Originais", datam de 1858 e são um conjunto de imagens dos primórdios da fotografia, com técnicas antigas como as albuminas, papéis diretos e cianotipia. As mais recentes foram feitas no primeiro confinamento, mostrando a cidade deserta durante o mês de março de 2020.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG