Exclusivo

Dino d'Santiago: "Sou um preto em construção, não sou um branco em desconstrução"

Dino d'Santiago: "Sou um preto em construção, não sou um branco em desconstrução"

As origens, o bairro, a barraca de contraplacado com telhado de chapa, as fendas nas paredes. Os bidões para ir à bica e o cheiro a vala. A Quarteira da infância e da adolescência. Os desenhos que pintava e não deixava fotocopiar. Os taxistas que não paravam. A música, o crioulo, os discos e os prémios. O antes e o depois de Madonna. O Avante. O processo de autoconhecimento. A estreia como mentor do The Voice. Chegará o dia em que será Dino. Simplesmente, Dino. Sem prefixos, nem sufixos. "Sou um preto em construção, não sou um branco em desconstrução."

Estamos no jardim da Gulbenkian, em Lisboa, que no verão encheu de corpos negros. Dino d"Santiago traz a periferia para o centro, sente que as margens estão mais estreitas. Esta é uma conversa de corpo inteiro, peito aberto. Sexta-feira, dia 7, estreia o videoclipe da canção "Lá fora", gravado na Cova da Moura. É uma homenagem ao amor, ao dialeto de ternura, dos seus pais. Uma versão com Djodje, cantor cabo-verdiano. Hoje, domingo, está nos Globos de Ouro da SIC. "Esquinas" está nomeada para Melhor Música. Dino para Melhor Intérprete. Há uma palavra que lhe vem à cabeça quando pensa em tantos prémios em tão pouco tempo.

À procura do seu propósito na música. Já tem resposta para essa questão?
É difícil encontrares o teu propósito quando não te conheces a ti próprio, a não ser a versão que manipularam, com muito amor, à tua volta do que deverias ser. A partir do momento em que me encontrei, enquanto ser, percebi que estar no palco não era o meu propósito, mas sim servir-me dele para a mensagem que queria passar. As minhas canções passaram a ser o guia que transporta a mensagem com que me identifico. Para isso, foi preciso um processo de "desfusão" com a minha questão muito ligada à religião, por ser filho de uma família extremamente católica e haver padrões pré-definidos do que deve ser um ser humano ou do que deve ser um bom cristão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG