Exclusivo

Extrema-direita, a via rápida do descontentamento ao populismo

Extrema-direita, a via rápida do descontentamento ao populismo

O Mundo não pára. O país também não. A direita radical conquistou um lugar no sistema político. As crises asfixiam e as desigualdades aumentam. O medo cresce. Movimentos subversivos aparecem no radar. Os negacionistas refutam evidências. E a pandemia é um rastilho. Onde estamos? Para onde vamos?

2021. O ano desponta. Tanto pela frente, tantas feridas abertas. Uma pandemia. Uma crise social e económica. O medo de perder o chão. O descontentamento aumenta. O cansaço social borbulha e fervilha numa panela de pressão. A extrema-direita ganha terreno, os negacionistas aparecem, as autoridades policiais detetam organizações associadas à violência, coladas aos movimentos neonazis. O populismo aponta a mira aos "novos judeus": os ciganos, os negros, os imigrantes, as mulheres, os pobres, os mais vulneráveis. As redes sociais ajudam no que é preciso. A Esquerda e a Direita tardam em perceber que o Mundo mudou. E as fragilidades de uns tornam-se a força de outros.

A extrema-direita cresce na Europa e no Mundo. E o Mundo assiste ao populismo de Trump, a medidas extremistas, anti-imigração, a anúncios de um muro. Ao populismo de Bolsonaro, a narrativa antissistema, a negação da pandemia, a frase que o Holocausto pode ser perdoado. Ao Brexit que reabilitou a Frente Nacional Britânica, de orientação ultradireitista. A Matteo Salvini, da Liga Norte, nacionalista, eurocético, antiglobalização, que tentou derrubar o Governo italiano de Conte. Aqui ao lado, em Espanha, o nacionalista Vox, partido populista de direita liderado sem sufrágio interno por Santiago Abascal, que em sete anos se tornou um dos partidos mais votados, cresce à boleia da crise da Catalunha e da crise migratória. Rejeita o aborto, é contra o casamento de pessoas do mesmo sexo. Marine Le Pen, o rosto da extrema-direita francesa, líder da União Nacional, é eurodeputada. E tantos outros que se colam à direita extremista.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG