Premium

Há uma idade certa para os filhos receberem a chave de casa?

Há uma idade certa para os filhos receberem a chave de casa?

Há uma idade apropriada para os filhos terem a chave de casa? Entre a possibilidade de autonomia e a superproteção dos filhos, as dúvidas acumulam-se.

No dia em que fez 14 anos, em maio passado, Tomás recebeu um presente original que lhe viria a conferir maior autonomia. Uma prova de confiança dada pelos pais, Susana Prada e João, que correspondeu a um pedido que lhes fazia com alguma frequência. O porta-chaves da Porsche - marca preferida de carros - que tinha comprado numa viagem com os tios à Alemanha, no final do ano passado, vinha agora acompanhado da chave de casa.

A morar em Leça do Balio, Matosinhos, a semana divide-se entre as aulas do 9.º ano e os treinos de andebol, modalidade que pratica há quatro anos. "Achámos que estava na altura. Os pais, hoje em dia, cercam muito os miúdos. Quero educar os meus filhos com a máxima que o meu pai defendia - "dar liberdade é dar responsabilidade" - e esta decisão vem nesse sentido", explica Susana, mãe de Tomás e de Vasco, de cinco anos. O facto de o filho ser responsável e de nunca ter dado motivos para preocupações de monta agilizou a decisão. "Foi um momento especial para ele", conta.

Outras Notícias