O Jogo ao Vivo

Premium

Sophia de Mello Breyner: regresso à terra prometida

Sophia de Mello Breyner: regresso à terra prometida

A "Notícias Magazine" acompanhou a visita das filhas, do neto e dos bisnetos de Sophia de Mello Breyner Andresen à mítica Casa Branca, na Praia da Granja, poiso familiar de férias durante gerações a fio. Em breve vai nascer no local um memorial em honra da poetisa, nascida há um século.

A caminho acelerado da ruína, com a humidade a apoderar-se das paredes e um muro de tijolos a travar o acesso de visitas indesejadas, a Casa Branca pode já não fazer sequer jus ao nome que inspirou Sophia de Mello Breyner para o célebre poema inscrito no seu primeiro livro, "Poesia", publicado em 1944. Mas, para lá de toda a decadência que se lhe adivinha, a moradia situada mesmo em frente à Praia da Granja, em Vila Nova de Gaia, continua a ter um significado muito especial para a família de uma poetisa cujo centenário do nascimento é assinalado este ano através de um ambicioso programa comemorativo.

Agora como no seu apogeu, o "mar enorme" continua a estar a seus pés, tal como "o silêncio intacto em que dorme o milagre das coisas que eram minhas", apesar de existirem já poucos vestígios do seu "jardim de areia e flores marinhas",