Exclusivo

Miudezas, detalhes da máxima importância

Miudezas, detalhes da máxima importância

São botões e são fechos, são molas e são fivelas, são colchetes e são ilhós, são linhas e são rebites. À vista ou no avesso, ora discretos, ora exuberantes. Uma minudência não é uma simples minudência.

Katty Xiomara sabe a relevância das miudezas da roupa. Exigências da arte, ossos do ofício. "De facto, parecem acessórios insignificantes, mas são de extrema importância, uma peça é o resultado da soma de muitos fatores, desde o design, a modelação, o corte, a confeção, o tecido e todos estes pequenos acessórios." As minudências têm a sua função e a sua presença. "Um simples botão pode alterar o conceito previamente definido", realça a designer de moda com ateliê na Rua da Boavista, no Porto. "Depois temos os acabamentos, as costuras interiores e os remates, aqueles que não estando à vista influenciam o conforto que a peça nos pode ou não oferecer e também a sua qualidade e durabilidade." Os retoques finais linha a linha.

A maior fabricante de botões do Mundo está instalada em Louro, Vila Nova de Famalicão, de onde saem, todos os dias, entre nove a 12 milhões de unidades para marcas como a Armani, Hugo Boss, Valentino, Ralph Lauren, Massimo Dutti, Kenzo. A Louropel, que começou numa cave com duas máquinas de botões em 1966, exporta cerca de 85% da produção, sobretudo para a Europa e Estados Unidos. "Na moda, tal como noutras áreas, todos os detalhes são importantes. E, como tal, os botões são um acessório que vai para além do seu objetivo prático, e ao qual os estilistas dão bastante atenção, fazendo uma escolha cuidada, do tipo de botão a utilizar na criação das suas peças", observa Hernâni Barros, que se move por diversas áreas da empresa, do aprovisionamento ao setor ambiental. Além de botões, a Louropel fabrica fivelas em vários modelos, formas, cores e materiais. Tem feitios já desenhados, tem uma equipa de design, e satisfaz pedidos personalizados ao gosto de cada cliente. Da mais pequena confeção de vestuário, às maiores marcas da moda.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG