Exclusivo

Porque somos tão fáceis de enganar?

Porque somos tão fáceis de enganar?

O Mundo está cheio de trapaceiros - alguns iludem apenas meia dúzia de pessoas, outros burlam milhões. Muitas das histórias falsas que nos defraudam roçam o incrível. No entanto, nós acreditamos nelas. Porquê?

Aos sete anos, durante a II Guerra Mundial, a judia Misha DeFonseca empreendeu centenas de quilómetros pela floresta, sozinha, durante três anos, acompanhada de lobos, para tentar encontrar os seus pais que foram deportados para um campo de concentração. Relatou a sua incrível história num livro, foi oradora em conferências, viu o livro adaptado a filme, fez uma tour de promoção pela Europa e deu inúmeras entrevistas. Milhões de pessoas leram o seu livro, viram o filme e assistiram às conferências, emocionadas com a experiência inacreditável. Foram precisos dez anos para se descobrir que era falsa: Misha DeFonseca chamava-se, afinal, Monique de Wael. Não era judia e nunca saiu da casa dos avós, na Bélgica, durante a guerra.

A mentira faz parte de nós. Estima-se que digamos dezenas por dia, mas quase todas são as chamadas "mentiras brancas" - inofensivas e circunstanciais - como responder "está tudo bem", quando não está, ou comentar "esse corte de cabelo fica-te bem", quando achamos que não fica. São mentiras condicionadas pelos nossos filtros sociais, essenciais à vida em sociedade. Fora desse contexto, o que nos leva habitualmente à mentira, defende Pamela Meyer, autora do célebre livro "Liespotting -proven techniques to detect deception" (Apanhar mentiras - técnicas comprovadas para detetar enganos, em tradução livre) e especialista em fraudes, é aquilo de que estamos sedentos, aquilo que sentimos que nos falta. "Mentir é uma tentativa de colmatar essa lacuna, para ligar os nossos desejos e as nossas fantasias acerca de quem desejamos ser com o que realmente somos. E estamos dispostos a preencher essas lacunas das nossas vidas com mentiras", diz na sua Ted Talk "Como detetar um mentiroso".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG