Opinião

Acesso dos alunos do Profissional ao Superior

Acesso dos alunos do Profissional ao Superior

No presente ano letivo o acesso ao Ensino Superior dos estudantes dos cursos profissionais e artísticos é uma oportunidade para os jovens, tendo este ano sido disponibilizadas mais de 2300 vagas, do Norte ao Sul do país.

Para tal, os candidatos devem realizar os exames específicos nas instituições. Na Região Norte esses exames terão lugar já no dia 24 de julho nos Politécnicos do Porto, Cávado e Ave, Viana do Castelo, Bragança e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O aluno pode fazer o exame numa instituição e depois candidatar-se a qualquer outra que ofereça vagas específicas, devendo a candidatura ser oficializada no site da Direção-Geral do Ensino Superior.

Esta nova via de acesso vem dar seguimento a uma das prioridades do país que é o aumento do nível de qualificação e competências da população portuguesa, a qual passa pelo alargamento da base social de acesso ao Superior.

Para Portugal atingir a meta europeia de qualificação da população, quantificada pela percentagem de adultos com Ensino Superior, é fundamental garantir que mais jovens, depois de concluírem o Secundário, continuem a estudar. Na realidade, hoje, menos de metade dos jovens com 20 anos frequenta o Ensino Superior.

Mas, esta garantia exige mais ambição para a política de Ensino Superior, com objetivos claros, no que respeita ao acesso àquele grau de ensino, ao apoio social e às condições de vida dos estudantes, mas também é vital revisitar o modelo de financiamento das instituições do Ensino Superior e melhorar as condições para a inovação no ensino e nas ofertas formativas.

*Reitor da UTAD

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG