Opinião

As novas fronteiras

Fronteira é uma delimitação territorial que determina a área de um país, de um estado ou de uma região. Mas, as fronteiras, naturais ou arbitrárias, políticas ou económicas, exigem hoje um novo olhar crítico, face a fenómenos como as mudanças geopolíticas, as alterações demográficas, os movimentos migratórios e a própria urbanização.

A tendência de urbanização associada à litoralização do espaço urbano reformula uma nova fronteira, fora da dimensão física e espacial. As regiões enfrentam desafios que, caso predomine o imobilismo, serão inevitavelmente absorvidas por novas realidades potenciadoras de desertificação.

No novo ciclo político é essencial dar voz ao esbatimento das fronteiras entre o interior e o litoral, privilegiando uma lógica de continuidade europeia, entre regiões mais ricas e pobres, no próprio país e dentro do espaço geográfico regional.

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Nos últimos anos foram delineadas novas centralidades impulsionadas pelo ensino superior, a ciência e a inovação, incluindo a criação de Laboratórios Associados e de Laboratórios Colaborativos em territórios periféricos. Foram também consolidadas novas áreas de apoio às políticas públicas, com novos laboratórios em áreas com impacto no desenvolvimento regional, numa lógica de contrariar a concentração reinante.

É essencial continuar a promover estes conceitos colaborativos de investigação, de desenvolvimento e inovação, em estreita articulação com o ensino superior, que permitam aumentar o valor acrescentado dos produtos locais, a par da valorização das suas organizações à escala global.

Indubitavelmente, as dinâmicas de ciência e tecnologia que têm vindo a ser desenhadas em articulação com o ensino superior no dito arco do interior são uma âncora de atração de população e de criação de emprego qualificado, atenuando as crescentes assimetrias regionais.

Em síntese, urge erguer fronteiras contra a inércia, o imobilismo e a "fatalidade" das assimetrias entre regiões, numa estratégia coletiva que sublinhe um país mais coeso e mais plural.

*Docente universitário

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