Opinião

Um novo olhar para as universidades

Um novo olhar para as universidades

A propósito dos 35 anos da UTAD e quase meio século desde a criação do então Instituto Politécnico, na sequência do percurso de descentralização do Ensino Superior iniciado na década de 1970 por Veiga Simão, importa revisitar o papel das universidades.

O relatório da Associação das Universidades Europeias "Universidades sem paredes" sublinha que as universidades devem ser responsáveis, autónomas e livres, com diferentes perfis institucionais, mas unidas na missão de aprendizagem e ensino, investigação e inovação, e de cultura ao serviço da sociedade.

Devem ser lugares de pensamento, de inovação, de conhecimento em diálogo permanente com a sociedade, as empresas e as organizações. Devem ser espaços de desafios contínuos em tempos de revolução digital, de aceleração e de transformação e, certamente, a educação mudará. Esta será tão mais eficaz quanto se distinguir da mera transmissão de conteúdos, algo que, no futuro, as máquinas por si só poderão executar.

David Orr, investigador de estudos ambientais e políticos, sugere que as universidades devem ser avaliadas não apenas pelo contributo para o avanço da sociedade, mas pelo modo como os seus diplomados venham a contribuir para modos de vida mais sustentáveis. Por isso, ensinar não pode resumir-se a dar aulas dentro de uma sala: o contexto natural e arquitetónico envolvente deve ser tido em conta.

O local onde decorre o processo de ensino e aprendizagem, a investigação e inovação deve ser pensado como um espaço que estimule o conhecimento, onde a imaginação e a criatividade ganhem espaço, traduzindo-se em melhor educação.

Neste desafio global de atingir a neutralidade carbónica nas próximas décadas, as universidades devem ser o exemplo. Este tem sido o caminho que a UTAD tem trilhado nos últimos anos, certificando o ecocampus e reforçando a ligação à agenda 2030 da ONU e aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, assumindo-se como um local de encontros, de socialização e promotor de estilos de vida saudáveis.

*Reitor da UTAD

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG