Imagens

Últimas

António José Gouveia

O Suez e o regresso da rota das Índias

O bloqueio no canal de Suez durante uma semana, devido a um cargueiro de contentores ter encalhado no estreito, obrigou a que, durante esse período, voltássemos aos tempos dos Descobrimentos e de Vasco da Gama, em que muito do transporte internacional de mercadorias tivesse que fazer a rota das Índias, passando pela África do Sul. Mas o mais importante é que este incidente tornou reveladora a fragilidade da globalização, especificamente do comércio internacional de mercadorias.

António José Gouveia

(I)magina só, Eduardo

Imaginem só. Na semana em que morreu um agente da polícia e que outro cidadão ucraniano se queixou de maus-tratos numa esquadra, Magina da Silva, o diretor nacional da PSP, resolveu borrifar-se para o ministro da Administração Interna e, à saída de uma audiência com Marcelo, revelou o que andaria a ser pensado em termos de reorganização das polícias. Acabar com a PSP e o SEF e fazer-se uma fusão de uma "polícia nacional", à semelhança das congéneres europeias.

António José Gouveia

A vacina de Trump

Afinal, o anúncio de Donald Trump de que uma vacina eficaz contra o novo coronavírus estaria para vir verificou-se. Numa daquelas raras declarações não mentirosas, Trump antecipou-se à farmacêutica Pfizer, que revelou ontem dados provisórios que indicam que a nova vacina poderá resultar em 90% dos casos. O atual presidente, que perdeu as eleições para Joe Biden, apressou-se a espalhar a notícia pela rede social Twitter, pondo a tónica de que "as bolsas já estão a subir acentuadamente". Não que tal parasse a pandemia, que evitasse mortes ou desse um novo alento à economia mundial.