Opinião

Agosto do freguês

Hoje, temos salada de temas, porque este mês está calor e é época disso. A notícia mais lida não só do dia como da última semana foi, como todos esperávamos, "Leonor Poeiras queixa-se de obras". É verdade. Num dos sites que costumo consultar para me ajudar a escolher o tema semanal, parece que foi esta a notícia que não deixou ninguém indiferente.

O furo jornalístico surgiu no Instagram da apresentadora de televisão que, ao que foi possível apurar, quis fazer obras em casa e quando foi pedir orçamentos se espantou com os valores que lhe apresentaram. Em declarações nas suas stories da rede social, chegou mesmo a afirmar: "Não há pessoas disponíveis e as poucas que apareceram apresentaram orçamentos tão absurdos... Vou dar-vos um exemplo, para pintar a marquise, pediram 1700 euros. Como é óbvio, não".

Bom, eu não sei de que tamanho é a marquise, por isso não vou estar a escolher lados sem dados concretos. Mas parece-me que é uma clássica relação entre oferta e procura. Em agosto, há muita gente que tira férias, logo há menos trabalhadores, logo o preço sobe. Mas a verdade é que eu também não posso falar muito sobre indignações desnecessárias, porque nesse campo tenho telhados de vidro e se alguém me atirar alguma pedra, só lá para 2035 é que o empreiteiro me acaba a obra.

Já quem não vai gastar dinheiro a pintar a marquise é o Cristiano Ronaldo. Parece que o jogador optou por demolir a estrutura e repor o terraço, mas se acham que isto é um final feliz, pensem de novo. As verdadeiras vítimas deste escândalo que vai marcar, para sempre, o mundo das caixilharias e alumínios, é o arquiteto do apartamento, José Mateus, que desabafou no seu Facebook que "a admiração e respeito que tinha por Cristiano Ronaldo, um atleta exímio e inspirador, um exemplo para todos que muitas vezes referi perante os meus filhos e alunos, desmoronou-se num ápice", infelizmente, mais rápido que a marquise.

Outro monumento nacional corrompido foi o Padrão dos Descobrimentos, com uma pichagem de cerca de 20 metros, na qual se lia em inglês "Velejando cegamente por dinheiro, a Humanidade afunda-se num mar escarlate". Caraças. Dicas armadas ao pingarelho, em vez do clássico "fuck tha police", um "chulos" ou aquelas frases xenófobas e racistas à porta de escolas e associações. O debate sobre a gravidade do ato esteve aceso durante esta semana, mas sinto que a verdadeira polémica passou um pouco ao lado. Parece que a operação de limpeza teve um custo de 2300 euros + IVA e, tendo em conta o orçamento que ofereceram para pintar uma marquise, parece que limpar tinta sai bastante mais caro. E nem uma storie no Instagram da EGEAC.

E para acabarmos numa nota mais bem disposta, parece que, para chamar malta nova à vacina, os centros de vacinação de Loures e Odivelas vão estar abertos até à uma da manhã de domingo e, a partir das 20 horas, diz que a diversão vai ser garantida. Em Odivelas, no Pavilhão Multiusos estará o DJ Digar Govinde a passar som e em Loures, no Pavilhão António Feliciano Bastos, estará o DJ Puto Márcio. Isto é das melhores ideias que já ouvi e até gostava de sugerir um nome para a iniciativa que é "Festa com uma granda pica". Além de ser num sítio cheio de líquidos em frascos, e a malta adora enfrascar-se, de acordo com o corpo de cada um, diz que também pode dar ressaca no dia a seguir. Os tempos estão realmente mudados. Eu era pequenina, mas ainda me lembro de quando injetar em noites de música eletrónica era um problema social e de saúde pública.

E ainda sobre música, parece que o "Jornal das 8" da TVI vai ter uma nova rubrica semanal, chamada "A festa não pode parar", onde vamos conhecer novas figuras da música popular. Eu sou uma verdadeira fã de música popular portuguesa, mas se vamos ter rubricas destas no espaço informativo, também gostaria de ver o Paulo Portas no "Somos Portugal" a falar sobre as relações diplomáticas entre Espanha e Marrocos, antes das promoções do prémio em cartão e a análise da administração Biden no Afeganistão seguida da nova música "Tu és um a-a-a-avião", do Sérgio Rossi. Fica a sugestão de uma espectadora.

PUB

*Humorista

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG