Opinião

Celeridade!

O edifício disciplinar das competições profissionais de futebol obedece a uma rigorosa separação e independência entre o exercício de funções disciplinares decisórias (que cabem ao Conselho de Disciplina da FPF) e o exercício de funções disciplinares instrutórias (da competência da Comissão de Instrutores da Liga Portugal).

Sendo independente e autónoma no desempenho das suas atribuições, a Comissão de Instrutores da Liga, órgão que o leitor poderá equiparar a uma espécie de Ministério Público, dirige a investigação dos processos instaurados pelo Conselho de Disciplina da FPF, inquirindo arguidos e testemunhas, determinando diligências junto de órgãos de polícia ou outras entidades oficiais, competindo-lhe, finda a instrução, deduzir e sustentar acusação contra eventuais arguidos, ou propor o arquivamento dos autos, cabendo sempre ao Conselho de Disciplina a decisão final.

PUB

A credibilidade e bom funcionamento das competições profissionais de futebol, e de todo o edifício disciplinar que o envolve, validam assim a aposta da Liga Portugal num novo modelo para a Comissão de Instrutores na época 2022/23, potenciador da eficácia e celeridade da justiça desportiva. Uma Comissão independente no seu funcionamento, num formato de dedicação exclusiva e altamente profissionalizada, respeitando os direitos fundamentais dos arguidos, ao mesmo tempo que apostada na redução dos prazos de decisão final, na certeza de que assim também se elevam os patamares de excelência de todos os agentes envolvidos.

A SUBIR

A Liga Portugal, a ANTF, o Sindicato dos Jogadores e a APAF uniram-se numa campanha única ("Mais Futebol, Menos Ódio"), contra a intolerância e discriminação manifestados sob a capa do anonimato nas redes sociais. O futebol unido será sempre mais forte.

A DESCER

Os inenarráveis e inqualificáveis atos de violência a que o País assistiu, no contraponto do Desporto mais inclusivo, de respeito universal, onde a violência jamais terá lugar.

"Assessor Jurídico da Liga Portugal

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG